Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Planeamento e Infraestruturas

Pedro Marques

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas

Período de governação: 2015-11-26 até 2019-02-18
Pedro Marques Pedro Marques

Biografia

O planeamento, nas vertentes de desenvolvimento e coesão territorial e de apoio ao investimento empresarial, assim como a defesa do Estado Social, que constitui uma das prioridades do XXI Governo, marcam todo o percurso profissional e político de Pedro Marques.

Foi pela gestão dos fundos europeus, de que atualmente tem a tutela, que começou a sua vida profissional, em 1997, quando terminou a licenciatura em Economia, no ISEG. Entre 1997 e 1999, foi membro da Estrutura de Apoio Técnico da Intervenção Operacional Renovação Urbana, do QCA II, um dos quadros comunitários que antecedeu o atual Portugal 2020. Nos dois anos seguintes foi senior consultant da CISED Consultores e concluiu o mestrado em Economia Internacional.

A sua primeira experiência na esfera governativa ocorre em 2001, quando assume as funções de assessor do Ministro do Trabalho e da Solidariedade, tendo integrado o grupo interministerial para a questão do envelhecimento da população e a sustentabilidade das finanças públicas.

Por essa altura, em 2002, é eleito vereador da Câmara Municipal do Montijo, com os pelouros da Ação Social e Saúde, Habitação Social, Juventude, Planeamento e Desenvolvimento Económico.

De 2005 a 2011, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais, desempenha as funções de Secretário de Estado da Segurança Social, ficando o seu nome associado à importante reforma da Segurança Social de 2007.

Nas eleições legislativas de 2011, liderou a lista de candidatos do PS pelo distrito de Portalegre, tendo desempenhado após a eleição o cargo de vice-presidente do Grupo Parlamentar.

Em 2014, regressa à vida empresarial, na Capgemini Portugal, tendo sido responsável pela Direção Comercial, pelo Desenvolvimento de Sistemas de Informação, pela Consultoria de Alta Direção em Projetos de Planeamento e Financiamento do Desenvolvimento Territorial, Reengenharia de Empresas.

Antes das eleições legislativas de 2015, foi um dos coordenadores do Novo Impulso à Convergência, que constituiu um dos principais contributos para o Programa do XXI Governo.

Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1976. É casado e pai de três filhos. O desporto é o seu principal passatempo, sendo praticante assíduo de ténis.