O Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo foi lançado oficialmente no dia 20 de janeiro, no Porto, com um conjunto de atividades que juntaram a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, entidades parceiras e atletas de renome, num compromisso coletivo e de envolvimento ativo dos diferentes agentes na concretização deste plano.
Segundo a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo demonstra a prioridade que o Governo atribui ao desporto enquanto pilar de desenvolvimento social, educativo e territorial e representa "um compromisso claro do Governo com o desporto, garantindo que as medidas aprovadas se traduzem rapidamente em ações concretas que chegam às pessoas, aos clubes, às federações e aos atletas".
Desde a aprovação do Plano pelo Conselho de Ministros, a 20 de novembro de 2025, encontram-se já em execução oito medidas concretas, correspondentes a mais de 60 milhões de euros de investimento, traduzindo a passagem de uma estratégia nacional para a ação no terreno.
No seu conjunto, o Plano mobiliza um investimento global superior a 130 milhões de euros, dirigido à educação desportiva, inclusão, alto rendimento, modernização de infraestruturas, governação e financiamento do sistema desportivo.
O Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo contempla ainda um conjunto de medidas estruturais destinadas a reforçar a capacidade do sistema desportivo, aplicado em áreas prioritárias, das quais se destaca o reforço da participação feminina, a promoção da inclusão e o apoio ao alto rendimento. É composto por seis pilares estratégicos e integra 44 medidas concretas, com horizonte até 2036 e impacto ao longo dos próximos três ciclos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos.
Para o Governo, este é um compromisso nacional com o futuro do desporto assente numa visão partilhada de ação, cooperação e responsabilidade, e numa resposta estruturada para transformar os principais desafios do sistema, promovendo o aumento da prática desportiva, a redução das desigualdades e a modernização do modelo de desenvolvimento do desporto.