Saltar para conteúdo

Comunicados

2025-11-20 às 13h35

Governo apresenta o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo

Lisboa, 20 de novembro, 2025 - O Governo apresentou hoje o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), o primeiro plano estratégico de longo prazo para o Desporto em Portugal. Estruturado em seis Pilares Estratégicos e composto por 44 medidas concretas, o Plano estabelece um compromisso nacional para aumentar a prática desportiva, combater desigualdades e modernizar o sistema desportivo ao longo dos próximos três ciclos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos. 

Com um horizonte temporal de 12 anos, o PNDD define políticas públicas integradas que abrangem a educação, a inclusão, o talento e alto rendimento, a modernização das infraestruturas e a sustentabilidade do financiamento. Para o Governo, este Plano representa uma mudança estrutural no panorama desportivo nacional e uma oportunidade decisiva de transformar o Desporto num motor de saúde, inclusão e competitividade, tornando-o parte integrante do quotidiano. Este plano, não só reforça a coesão social, como valoriza a igualdade e projeta Portugal no panorama internacional. 

De acordo com a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes: "Este Plano marca um novo ciclo para o desporto português. Pela primeira vez, o país dispõe de uma estratégia de longo prazo, construída com rigor, diálogo e visão. Estamos a investir onde realmente faz diferença: nas pessoas, nas escolas, nos clubes, no talento e na inclusão. O Governo assume o desporto como prioridade nacional, porque acreditamos profundamente no seu valor para a saúde, para a coesão social e para o desenvolvimento do país." 

Neste sentido, importa destacar algumas medidas que se traduzem numa resposta estruturada aos principais desafios do país, tais como: 

1. Reforço da atividade física desde a escola: O PNDD identifica a escola como o ponto de partida para a criação de hábitos de vida ativa. Para isso, prevê:
  • 8,3 milhões de euros para o Programa Nacional de Formação Contínua de Educadores de Infância;
  • 20,9 milhões de euros para capacitação de Professores do 1.º ciclo. 
Com um total de 29,2 milhões de euros, o Governo capacita os profissionais que estão na base do desenvolvimento infantil, garantindo que todas as crianças têm oportunidades regulares de prática física. 

2. Promoção da participação desportiva feminina: Para combater desigualdades persistentes, o Plano cria uma linha de apoio de 7 milhões de euros destinada a clubes e associações que reforcem a oferta dirigida a raparigas e mulheres, promovendo igualdade de oportunidades no acesso ao desporto. 

3. Inclusão das pessoas com deficiência: Através de uma linha de apoio de 5 milhões de euros, integrada no programa extraordinário de 65 milhões, o Governo investe na qualificação de clubes e técnicos para garantir que todas as pessoas com deficiência dispõem de condições reais de acesso à prática regular e segura. 

4. Modernização das instalações desportivas, com investimento central no CDNJ: O Plano mobiliza 48,3 milhões de euros para requalificação de equipamentos, incluindo 19,3 milhões de euros destinados ao Centro Desportivo Nacional do Jamor. Este investimento moderniza o principal complexo desportivo público do país, reforçando a sua acessibilidade, infraestrutura técnica, alojamento e condições de treino e alto rendimento. 

Recorde-se que, as medidas do PNDD respondem aos desafios que há décadas marcam o panorama desportivo nacional: baixos níveis de atividade física, desigualdades de acesso, falta de recursos especializados, envelhecimento da rede de instalações. Considerando esta realidade, o conjunto de investimentos agora apresentados pretende aumentar a prática desportiva, promover a equidade, melhorar a formação e o alto rendimento, e transformar o desporto numa verdadeira ferramenta de saúde pública, inclusão e qualidade de vida. 

Leia o comunicado na íntegra
Tags: desporto