Saltar para conteúdo

Notícias

2024-06-01 às 8h00

Aumento do complemento solidário para idosos a partir de junho

Aumento do complemento solidário para idosos a partir de 1 de junho
Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos vão receber mais 50 euros mensais (Foto: Diana Quintela)
Maria do Rosário Palma Ramalho informou os beneficiários do CSI das medidas de reforço da proteção social


A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, escreveu uma carta aberta aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos referindo que «o Governo aprovou várias medidas urgentes de reforço da proteção social dos idosos, que entram hoje em vigor».

Maria do Rosário Palma Ramalho aponta três medidas:  
  • «O aumento do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) em 50 euros, passando dos atuais 550€ para 600€ mensais»;
  • «O alargamento do universo dos pensionistas abrangidos pelo CSI, ao eliminar os rendimentos dos filhos como critério e fator de exclusão na atribuição da prestação»;
  • «Benefícios Adicionais de Saúde para os pensionistas abrangidos pelo CSI, com destaque para o aumento da comparticipação de medicamentos com prescrição médica, que passa dos atuais 50% para 100%».
«Se já for beneficiário, a atualização do valor mensal de referência do CSI é automática e já poderá aviar as suas receitas 100% comparticipadas na farmácia», acrescenta. 

Se ainda não for beneficiário, deverá a consultar o site da Segurança Social (www.seg-social.pt), onde encontrará informação relativa ao CSI e ao procedimento de acesso.

A Ministra afirma que é um desígnio do Governo «melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os portugueses», tendo «prioridade as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como os idosos com baixos recursos – para que ninguém seja privado das condições para uma vida segura e condigna».

Alterado a 5 de junho de 2024