Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-08 às 15h23

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior encoraja mulheres a candidatarem-se mais a cargos de liderança

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, no lançamento do livro «Mulheres na Ciência», Lisboa, 8 março 2023 (foto: Francisco Lima)
«Temos de acreditar que somos capazes», foi a mensagem da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, transmitida às mulheres que participaram no lançamento da 4.ª edição do livro «Mulheres na Ciência», lançado pela Ciência Viva, no Dia Internacional das Mulheres, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. 

Elvira Fortunato afirmou que ainda existem problemas quando se trata de mulheres em lugares de chefia, questão à qual se referiu como «telhados de vidro». E perguntou «quantas vezes, quando há eleições ou oportunidades de nos candidatarmos a cargos de chefia, nos candidatamos a esses lugares?». 

A Ministra afirmou que a percentagem de mulheres que se candidatam a esses lugares «é diminuta». 

Elvira Fortunato disse que «não temos de pedir autorização a ninguém» e que basta «acreditar naquilo que achamos que podemos fazer pela instituição à qual nos estamos a candidatar e chegarmo-nos à frente». 

Estas mensagens foram deixadas pela Ministra antes de um almoço que partilhou com uma centena de investigadoras e no qual esteve presente o Primeiro-Ministro, António Costa.