Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-18 às 16h27

Linhas Covid serão pagas até ao final do ano

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, com as presidentes não-executiva e executa do Banco Português de Fomento, Celeste Hagatong e Ana Carvalho, Matosinhos, 18 novembro 2022
O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, afirmou que o Banco Português de Fomento está «a tentar resolver alguns dos problemas que existiam, nomeadamente com as linhas Covid, e a promessa que foi feita pelo Estado, durante o auge da crise pandémica, de que havia a conversão de 20% destas linhas a fundo perdido para as empresas».

Costa Silva afirmou que estão a ser identificadas «as fontes de financiamento para, rapidamente, e até ao fim do ano, pagar a todas as empresas», ajudando-as na «saga que os empresários todos os dias têm para fazer face aos seus compromissos e para desenharem um caminho para o futuro».

Na cerimónia de posse de Celeste Hagatong como presidente não executiva do Conselho de Administração e de Ana Carvalho como presidente da Comissão Executiva do BPF, em Matosinhos, o Ministro assinalou que o Banco Português de Fomento é «a primeira instituição bancária do País» com mulheres na liderança.

Financiamento das empresas

Costa Silva disse que «um dos óbices que dificulta o desenvolvimento ainda maior da economia portuguesa tem a ver com o paradigma de financiamento das empresas portuguesas» que «recorrem ao crédito bancário, ficam endividadas e ficam asfixiadas nessa bolha».

A banca comercial «financia projetos a curto prazo, com retornos rápidos, e muitas vezes os projetos estruturantes que podem mudar a economia portuguesa não se configuram neste perfil», sendo o papel do Banco de Fomento contrariar esta prática e «fazer face à subcapitalização crónica» das empresas portuguesas, sublinhou.

Avaliação europeia

O Ministro anunciou que o BPF cumpriu o objetivo das avaliações da Comissão Europeia no âmbito do Pillar Assessment, uma auditoria externa para verificar «quais eram os sistemas de controlo interno, quais eram os sistemas de contabilidade, se estavam alinhados ou não com os standards [padrões] internacionais, quais eram os métodos de procurement [aprovisionamento], quais eram, no seu conjunto, os mecanismos para detetar as fraudes e a evasão fiscal».

«Recebemos hoje a notícia que esse target [objetivo] foi cumprido, e isso confere a todos nós, também, mais confiança para este novo ciclo de desenvolvimento que se aproxima», disse.

A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa.