Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-27 às 12h05

Governo lança concurso público para prolongamento da linha Vermelha do Metro de Lisboa

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, interveio na cerimónia dos 75 anos do Metropolitano de Lisboa e do lançamento da extensão da linha Vermelha, Lisboa, 27 janeiro 2023 (foto: António Pedro Santos/ Lusa)
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse que o Governo está «a robustecer a oferta de transportes coletivos».

«Estamos a executar ou temos comprometidos investimentos, até 2030, de cerca de 4,3 mil milhões de euros, que incluem o prolongamento das linhas de metro em Lisboa e no Porto, o financiamento de autocarros de elevada performance ambiental, a compra de embarcações elétricas para a travessia do Tejo, a aquisição de composições e de sistemas de sinalização e segurança para os metros, a construção de ciclovias e apoios à compra de viaturas elétricas», afirmou na cerimónia do 75º aniversário do Metropolitano de Lisboa, que assinalou também a abertura do concurso público para o prolongamento da linha Vermelha.

O Ministro salientou que «a aposta num transporte público acessível e de qualidade, bem como na generalização dos veículos elétricos, que também podem ser usados em modo partilhado e autónomo, sem esquecer as formas de mobilidade ativa, como o uso da bicicleta ou as deslocações a pé, são fatores chave para a sustentabilidade e descarbonização da mobilidade».

«Só assim atingiremos o nosso objetivo de menos 40% de emissões no setor dos transportes e da mobilidade, até 2030», sublinhou.

De acordo com o Ministro, no ano passado, o metropolitano transportou 136 milhões de passageiros, valor 63% superior ao de 2021, mas ainda 26% aquém dos valores de 2019, quando a operação dos transportes coletivos não havia sofrido o impacto da pandemia. «Só com investimento que capacite e aumente a oferta podemos promover uma maior utilização do transporte coletivo», referiu.

Nesse sentido, as obras da linha circular, cuja conclusão está prevista para 2024, «avançam a bom passo, com um investimento global de 331 milhões de euros», disse, acrescentando que o prolongamento da rede, que contará com duas novas estações, é cofinanciado pelo Fundo Ambiental, pelo Fundo de Coesão e pelo Orçamento do Estado.

Segundo estimativas do Metro, no primeiro ano após entrada em exploração, a linha circular vai permitir mais 47,8 milhões de novos clientes para o Metro de Lisboa e mais de 30,8 milhões de passageiros para a rede de transportes. Por outro lado, evitará a emissão de 5 mil toneladas de dióxido de carbono.

«Mas, hoje, assinalamos o início de um novo projeto. A linha Vermelha, cujo concurso lançamos aqui, terá quatro novas estações e uma extensão de quatro quilómetros. Prevê-se que capte, num ano, mais 25 milhões de passageiros, que evite 1,9 milhões de viagens de automóvel e a emissão de 24 mil toneladas de dióxido de carbono», destacou o Ministro.

Este é um projeto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que terá de estar concluído até 2026 e que representa um investimento de cerca de 500 milhões de euros. 

Igualmente financiado pelo PRR e decisivo para a mobilidade na área metropolitana, «o concurso para o metro de superfície em Odivelas e Loures deverá também ser lançado este ano, estando já a decorrer a consulta pública ambiental do projeto», referiu.

Designada linha Violeta, esta nova oferta promoverá uma ligação mais rápida e estruturante entre os importantes polos dos dois municípios, estendendo-se num corredor em «C», ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas.

Com um total de 19 estações e cerca de 13 quilómetros de extensão, a linha Violeta servirá o concelho de Loures com 11 estações (nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas) e o de Odivelas com oito (nas freguesias de Póvoa de Sto. Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças). 

«Estima-se que, num ano, a operação da linha Violeta permita o transporte de cerca de 10 milhões de passageiros e evite a emissão de mais de 4 mil toneladas de dióxido de carbono», salientou Duarte Cordeiro.

Mecanismos de apoio à procura

O Ministro referiu ainda que na Lei do Orçamento do Estado de 2023 ficaram inscritos 138,6 milhões de euros para o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART). «A estas verbas acrescem mais 50 milhões de euros, para assegurar a manutenção dos preços vigentes em 2022 dos passes de transportes públicos, e mais 60 milhões de euros, no caso de ser necessário assegurar os níveis de oferta ainda afetados pela pandemia».

Duarte Cordeiro recordou que no quadriénio 2019-2022, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) e de dotações extra para manter a oferta durante o período de pandemia, o Governo mobilizou mais de 905 milhões de euros para os transportes públicos. 

«Foi assim que baixámos o preço dos passes nas áreas metropolitanas para 40 euros. É assim que estamos a promover uma mobilidade sustentável e coletiva», afirmou.

A cerimónia dos 75 anos do Metropolitano de Lisboa e do lançamento da extensão da linha Vermelha foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.