Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-22 às 15h19

Elevar ainda mais o papel de Portugal «enquanto produtor de segurança marítima»

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, nas comemorações do Dia da Marinha, Faro, 22 maio 2022 (Foto: João Bica)
A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, referiu que é necessário reforçar a construção de novas pontes entre os aliados internacionais e a Marinha Portuguesa, de forma a «elevar ainda mais» o papel de Portugal enquanto produtor de segurança marítima.

«Num mundo tão globalizado e dinâmico, onde o comércio marítimo possui tanto peso na economia global, é fundamental garantir a utilização livre e segura do mar», disse Helena Carreiras, em Faro, na cerimónia oficial das celebrações do Dia da Marinha.

A Ministra disse também que o País está consciente «de que a própria conjuntura internacional tem gerado um aumento significativo das solicitações para o emprego das Forças Armadas em cenários novos e diferentes, com reflexo ao nível das capacidades, da flexibilidade do seu emprego, da interoperabilidade e da prontidão operacional».

Sobre o projeto de uma Plataforma Naval Multifuncional - cujo financiamento foi aprovado em Conselhos de Ministros em 12 de maio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Helena Carreiras afirmou que «é fundamental para apoiar a Marinha a reforçar a sua capacidade operacional».

Para a Ministra, Portugal deve ainda «continuar a valorizar a condição militar e a dignificar as Forças Armadas, com a possibilidade de progressão nas carreiras e a sua dignificação». Devem também ser encetados, em conjunto, «todos os esforços para conseguirmos avançar na implementação dos planos de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar e Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade, e podermos assim recrutar as melhores pessoas, retê-las condignamente e assegurar que têm os instrumentos para uma bem-sucedida transição posterior para a vida civil».