Saltar para conteúdo

Intervenções

2022-05-22 às 15h37

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional nas comemorações do Dia da Marinha

«É com um enorme gosto que me dirijo a todos vós, militares, militarizados e civis da Marinha Portuguesa, para assinalar o Dia da Marinha. Juntos formam uma Marinha de elevada prontidão, tecnologicamente avançada e que, 24h por dia, 365 dias por ano, contribui decisivamente para promover e proteger os interesses de Portugal no Mar. Uma Marinha da qual nos podemos e devemos orgulhar.

Pela sua natureza, a Marinha encontra-se predisposta a encarar todos os desafios que se lhe colocam – não fora o seu dia ser comemorado em homenagem a Vasco da Gama e à sua chegada a Calecute, em 1498, que ligou, pela primeira vez e por via
marítima, a Europa ao Oriente.

O papel que a Marinha desempenhou na história portuguesa ao longo dos séculos é algo que merece ser celebrado devidamente, e em particular no Algarve, onde o início da expansão marítima portuguesa trouxe um novo vigor às terras e gentes algarvias, assegurando-lhes um lugar de relevo nos principais momentos dos Descobrimentos. Saúdo, por isso, a enorme dinâmica destas comemorações que tiveram lugar aqui em Faro, os habitantes desta cidade, e todos os que para elas contribuíram.»

Leia a intervenção na íntegra