Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-04 às 11h56

Dois terços das verbas do PRR já têm candidaturas aprovadas

Primeiro-Ministro António Costa acompanhado pela Ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva e pelo Ministro da Saúde Manuel Pizarro visitam obras numa unidade de saúde no arranque do Roteiro PRR, Leiria, 4 janeiro 2023 (foto: Lusa/ Paulo Cunha)
O Primeiro-Ministro, António Costa, disse que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está em boa execução e que dois terços das verbas (11 mil milhões de euros) já têm candidaturas aprovadas.

«São 93 mil candidaturas aprovadas e um terço já validado pela Comissão Europeia para ser objeto de pagamento, o que representa mais de cinco mil milhões de euros», realçou.

O Primeiro-Ministro, que discursava no final de uma visita à unidade de saúde de Amor e à unidade de saúde de Parceiros, Azoia e Barrosa, ambas no concelho de Leiria, sublinhou que, na área da saúde, o PRR vai financiar 100 novos centros de saúde e a requalificação de mais 326.

«Mais de metade destas obras já está em curso», disse António Costa, que se fez acompanhar dos Ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Saúde, Manuel Pizarro.

O Primeiro-Ministro sublinhou que o PRR tem um calendário «muito exigente» para ser cumprido até ao final de 2026, mas que «está em movimento».

Salientando que as 93 mil candidaturas aprovadas pertencem a municípios, empresas, instituições, universidades, politécnicos e entidades do Estado, António Costa frisou que é a «mobilização do conjunto destas entidades que permite dar boa execução ao PRR».

Na sua intervenção, deixou também uma palavra de «alento a todos aqueles que trabalham no setor da construção».

«Vivemos tempos particularmente desafiantes, com equipamentos, componentes e materiais de construção que dificilmente chegam ao mercado ou que chegam com preços mais elevados, o que torna a execução do PRR mais exigente», disse.

António Costa disse também que a realização destas obras demonstra a «capacidade de superação» dos gestores do PRR e de quem executa as obras.

PRR em Movimento

A visita do Primeiro-Ministro às obras de construção das duas novas unidades de saúde, ambas no distrito de Leiria, assinalam o arranque do Roteiro PRR, que terá lugar todas as semanas, com iniciativas distribuídas por vários dias da semana e prolongando-se pelos primeiros meses de 2023. 

«As obras estão no terreno, vão continuar a ir para o terreno, vão continuar a ser concursadas e lançadas e é assim que dia-a-dia vamos continuar a manter o PRR em Movimento», concluiu António Costa.