Notícias
Modal galeria
A CP - Comboios de Portugal anunciou esta terça-feira (28 de novembro) que adjudicou a aquisição de 117 comboios - a maior compra de sempre, no valor de 819 milhões de euros - ao "agrupamento Alstom Transporte S.A.U., Alstom Ferroviária Portugal, S.A. e Domingos da Silva Teixeira S.A.".
De acordo com um comunicado da empresa, a aquisição inclui 62 unidades automotoras para o serviço urbano e 55 unidades automotoras para o serviço regional, refletindo o "compromisso da CP em responder às crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos, com soluções de transporte mais sustentáveis".
Este projeto "promoverá o desenvolvimento e sustentabilidade do setor ferroviário no médio e longo prazo, sendo um marco fundamental na modernização e expansão do transporte ferroviário de passageiros em Portugal", refere o documento, acrescentando que a incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um "avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional".
O lançamento do concurso para aquisição das 117 automotoras elétricas foi aprovado em Conselho de Ministros a 15 de julho de 2021. Na altura, o Governo precisou que, das 62 automotoras para o serviço urbano, 34 se destinam à linha de Cascais, substituindo as atuais 29, que têm mais de 50 anos; 16 vão reforçar as restantes linhas da Área Metropolitana de Lisboa (Sintra, Azambuja e Sado) e 12 destinam-se ao reforço dos serviços urbanos do Porto.
Modal galeria