Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-06 às 12h32

Grande objetivo de Portugal para 2020 é «manter o ritmo do crescimento económico»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, discursa na abertura do Seminário Diplomático, Lisboa, 6 janeiro 2020 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, afirmou que o grande objetivo de Portugal para 2020 é «manter o ritmo do crescimento económico, e, portanto, convergir, crescer mais que média europeia», no discurso de abertura do Seminário Diplomático, em Lisboa.

No Seminário Diplomático, que reúne anualmente os Embaixadores de Portugal com membros do Governo e altos responsáveis da Administração Pública e de outros setores estratégicos para debaterem as prioridades da política externa portuguesa, o Ministro sublinhou a necessidade de toda a diplomacia portuguesa se focar na internacionalização da economia.

Embora a área de Governo dos Negócios Estrangeiros tenha desempenhado um papel decisivo no aumento das exportações e da captação de investimento estrangeiro, «as atuais incertezas do cenário internacional» representam dificuldades adicionais que «exigem uma ação de todo o Ministério».

«Em 2020, a consciência de que todos estamos convocados para a internacionalização da economia é mais forte que nunca, tendo em conta as incertezas contexto internacional», disse.

Internacionalizar 2030

O Ministro definiu como peça central desta ação o programa Internacionalizar que, entre 2017 e 2019, auxiliou a economia a bater o recorde de exportações, ultrapassando os 90 mil milhões de euros anuais, e a captar investimento estrangeiro, que, «pelo segundo ano consecutivo, ficou acima dos mil milhões de euros».

O Governo vai desenvolver um novo programa semelhante, Internacionalizar 2030, que «se articula com todos os outros [programas] com impacto económico», sendo «um pivot que articula todas as ações de internacionalização da economia».

Santos Silva exemplificou esta articulação com o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas, que vai permitir o desenvolvimento de pactos laborais para fluxos migratórios devidamente organizados.

Referiu ainda o apoio ao investimento dos emigrantes portugueses, a nova lógica da cooperação com países em desenvolvimento ou a participação nos acordos comerciais que a União Europeia subscreveu com países como o Canadá e o Japão ou com grupos de países como o Mercosul, de que Portugal é «beneficiário líquido direto».

O Ministro referiu-se também às grandes iniciativas vão marcar 2020 em matéria de «papel e presença de Portugal no mundo», como a Conferência da ONU sobre Oceanos, em Lisboa, «um passo mais numa estratégia que faz de Portugal um dos países líderes mundiais em matéria dos oceanos», e a primeira edição do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio.