Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-31 às 12h00

Web Summit é «uma aposta ganha»

350 Ana Teresa Lehmann

A Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehman, afirmou que a Web Summit é «uma aposta ganha», sendo desejável que a iniciativa se mantenha no País por mais dois anos, até 2020. Entre os dias 6 e 9 de novembro decorrerá em Lisboa a segunda de três edições consecutivas.

«Seria muito importante que fosse possível estender durante mais anos este evento, que é, de facto, uma aposta ganha», afirmou a Secretária de Estado, em entrevista à agência Lusa.

Referindo-se ao impacto da Web Summit, Ana Lehman disse: «O Governo sabe que dezenas de empresas já receberam capital cujo contacto foi feito durante a cimeira», sendo que «esta exposição vale muito mais do que o impacto direto», devido ao «ativo intangível conseguido pela exposição mediática, e – sobretudo - à comunidade liderante a nível tecnológico do mundo».

Atrair investimento na tecnologia

«Numa primeira abordagem, calculou-se que o retorno da Web Summit de 2016 foram cerca de 200 milhões de euros», números da organização, lembrou a Secretária de Estado, referindo que «o impacto foi positivo e o retorno extremamente reprodutivo».

Ana Lehman acrescentou: «O Governo sabe que milhões de euros já entraram na economia, e vão entrar mais, com este acréscimo que vamos ter, de cerca de 15%» de participantes na cimeira tecnológica.

«O que se conseguiu ultimamente, e a Web Summit vem ajudar, é esse reforço da visibilidade no contexto internacional», aumentando a atratividade de Portugal, para que aumente o investimento estrangeiro no setor tecnológico, referiu a Secretária de Estado.

Reforço logístico na edição de 2017

Ana Lehman afirmou que haverão mais máquinas de venda de bilhetes para a cimeira tecnológica, «desde logo, no aeroporto, e também no local onde as pessoas fazem a acreditação para o próprio evento».

Para melhorar a edição de 2017, o Governo formou uma equipa interministerial que integrou membros das áreas de governação dos Negócios Estrangeiros, Economia e Ambiente, para além das forças de segurança e entidades como a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a StartUp Portugal: «Estamos muito bem equipados este ano, podemos assegurar que do ponto de vista do planeamento, foi absolutamente impecável», disse a Secretária de Estado.

E concluiu, lembrando que a segunda edição da Web Summit aumenta a escala, com a previsão de cerca de 65 mil participantes: «Só startups portuguesas são 270, um número mais considerável do que em qualquer outra edição.

Fundada em 2010, a Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo.