Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-29 às 17h56

Volume de negócios associado à pesca teve um crescimento de 13%

Primeiro-Ministro António Costa e Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no lançamento da construção de novos armazéns de aprestos do porto de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, 29 março 2019
O Primeiro-Ministro António Costa presidiu a lançamento da construção de novos armazéns de aprestos do porto de pesca que serve as cidades da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a maior comunidade piscatória do País. A apresentação teve também a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário

O Primeiro-Ministro destacou a importância da pesca na economia, referindo que «nos últimos anos, o volume de negócios associado à pesca teve um crescimento de 13%», o que «é um grande contributo para nossa economia». 

«O mar dá-nos uma riqueza imensa e poucas vezes temos noção que, no conjunto do território português, só 3 % é terra, o resto é mar. Temos uma imensa área para descobrir e saber valorizar», acrescentou.

António Costa salientou, também, a necessidade de mitigar os perigos a que estão expostos os pescadores, afirmando que «esta é uma atividade difícil, dura e arriscada e é fundamental promovermos uma cultura de segurança». 

«O risco existe sempre, mas temos de nos preparar para isso, dotando as embarcações com melhores condições e proporcionando aos pescadores equipamentos de proteção individual, que por vezes são incómodos, mas são essenciais», sublinhou.

O Primeiro-Ministro referiu a importância do contributo das autarquias para, em conjunto com os organismos estatais, «melhorarem as condições de trabalho das gentes do mar e a qualidade dos portos de pesca».

Nesta empreitada promovida e gerida pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, com sede na Póvoa de Varzim, a Câmara de Vila do Conde, onde os novos equipamentos serão, na sua maioria, instalados, vai investir cerca de 880 mil euros.

O valor total da empreitada está orçado em 7,6 milhões de euros, sendo que 6,5 milhões serão comparticipados pelo programa comunitário Mar 2020.

A obra contempla a construção de 114 armazéns para a recolha de aprestos de pesca, numa área com 19 mil metros quadrados.

A área total de intervenção, que abrange 30 mil metros quadrados, será, também, dotada com espaços e praças públicas, acessibilidades e outros equipamentos, como uma cozinha comunitária, balneários, espaços destinados ao comércio e um bar de apoio.

O Primeiro-Ministro disse também que, até ao final de 2019, o Governo vai investir 23 milhões de euros em intervenções com impacto no setor das pescas e na melhoria das condições de trabalho, depois de nos três últimos anos ter investido cerca de 22 milhões de euros nos portos piscatórios.

Tags: pesca, portos