Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-06 às 9h33

Visita oficial ao Canadá com «balanço extremamente positivo»

Primeiro-Ministro António Costa visita a Escola da Missão de Santa Cruz, em Montreal, 5 maio 2018
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a visita oficial ao Canadá teve «um balanço extremamente positivo», com «excelentes relações políticas, boas oportunidades de negócios e entendimentos em várias áreas com impacto na vida dos portugueses que aqui residem», na sua conta de Twitter, em que também agradeceu ao Primeiro-Ministro canadiano Justin Trudeau pela calorosa receção.

No último dia da visita, o Primeiro-Ministro incentivou os cidadãos portugueses e lusodescendentes a terem intervenção ativa na vida política canadiana, durante a visita à Escola da Missão de Santa Cruz, em Montreal, tendo apontado como exemplo o Ministro das Finanças do Estado do Quebeque, Carlos Leitão, que o acompanhou ao longo da jornada.

«É muito importante a participação política da comunidade portuguesa aqui no Canadá», disse, acrescentando que «é muito importante que em cada município, em cada província ou no plano federal essa participação exista, porque dá força à comunidade portuguesa, mas também a Portugal». 

«A vida deu-vos uma oportunidade absolutamente extraordinária de poderem ter dois países e duas nacionalidades», pelo que «sem esquecerem nunca o nosso País, não deixem de ser muito ativos aqui no Canadá».

O último dia da visita foi também o Dia da Língua Portuguesa, tendo o Primeiro-Ministro afirmado que a sua emoção por «ouvir português na voz de crianças que já nasceram no Canadá e que continuam a querer ter a língua de Portugal como a sua língua».

António Costa encerrou em Montreal a sua visita oficial de cinco dias ao Canadá da mesma forma como a iniciou em Otava, com um encontro com as comunidades portuguesas.

O Primeiro-Ministro afirmou que o Governo está a melhorar a eficiência dos serviços consulares após os anos em que «Portugal viveu uma crise económica grande, que teve consequências, designadamente na capacidade que o País teve de prestar melhores serviços consulares».

«Mas, felizmente, virámos essa página e estamos agora a crescer, a criar emprego, com défice e finanças públicas controladas. Vamos poder começar a melhorar cada vez mais também a qualidade dos nossos serviços consulares», disse.

António Costa referiu ainda que convidou o Primeiro-Ministro Justin Trudeau para visitar Portugal, por ocasião da Websummit, em novembro, «porque quero continuar do outro lado do Atlântico a estreitar esta relação que agora iniciámos». 

«Fiquei muito sensibilizado pela forma carinhosa como ele olha para a comunidade portuguesa», afirmou ainda.