Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-12 às 19h29

«Vamos fazer uma floresta a partir da regeneração»

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, salientou a importância da reflorestação de 460 hectares após o incêndio de outubro de 2017 no dia em que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas iniciou a recuperação das áreas ardidas.

«Vamos fazer uma floresta a partir da regeneração ou, em alguns casos, fazer a melhoria da regeneração com nova reflorestação. Esta é uma área verdadeiramente nova que vamos trabalhar», destacou o Secretário de Estado, referindo que a fase de exploração florestal, tirando a madeira mais nobre para a valorizar no mercado, já foi ultrapassada.

Na visita à Mata Nacional de Leiria, Miguel João de Freitas afirmou que o Governo está a encontrar «outras fontes de financiamento para além daquilo que foi a venda da madeira» e já recorreu ao Fundo Florestal Permanente para concretizar o «investimento de seis milhões de euros para a recuperação de matas públicas, mais os três milhões de euros para a proteção florestal».

O Governo vai investir seis milhões de euros (45% do total de investimento nas matas públicas litorais) neste primeiro ano de reflorestação, estando reservado o remanescente para a proteção florestal do que não ardeu.

No Pinhal de Leiria, o investimento será de três milhões de euros.