Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-04 às 15h41

Vale Indústria 4.0 recebe mais de 1600 candidaturas

O Vale Indústria 4.0, para apoios que totalizam os 4,2 milhões de euros, recebeu mais de 1600 candidaturas, três vezes mais do que o previsto no orçamento do concurso para Pequenas e Médias Empresas (PME) que queiram apostar na digitalização.

Neste concurso, que abriu em agosto, concorreram empresas de Portugal Continental com pelo menos três postos de trabalho, sem outras candidaturas aprovadas ou em fase de decisão na tipologia de investimento «qualificação das PME», entre outros critérios. Está prevista a atribuição de 12 milhões de euros de apoios a cerca de 1500 empresas nos próximos quatro anos.

O apoio agora lançado tem a duração de um ano, um valor máximo de 7500 euros. Os incentivos são calculados através da aplicação de uma taxa de 75% às despesas consideradas elegíveis (40% para a região de Lisboa). 

Destina-se a empresas que queiram reforçar a componente digital, seja através da construção de um site, da implementação de comércio eletrónico ou da melhoria da experiência do utilizador, posição nos motores de busca, aposta em marketing. 

São ainda elegíveis PME que queiram apostar em realidade aumentada ou inteligência artificial e ainda na contratação de serviços.

Estratégia tecnológica à medida de cada empresa

Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria, disse que «o Vale Indústria 4.0 é uma das medidas lançadas pelo Governo no âmbito da estratégia para a Indústria 4.0, cujo objetivo é disponibilizar às empresas as ferramentas necessárias para promover a definição de uma estratégia tecnológica à medida de cada uma, com o objetivo de melhorar a competitividade e de potenciar o crescimento». 

«A aposta no digital e em sites bem estruturados permitirá a estas empresas criarem montras para os clientes internacionais, permitindo gerar mais negócio e maior exposição e penetração em mercados externos, de forma acessível e eficaz», disse ainda a Secretária de Estado da Indústria. 

«Será uma medida muito relevante ao serviço da modernização e da competitividade da indústria, que ajudará muitas empresas a dar os primeiros passos no caminho da digitalização», acrescenta Ana Teresa Lehmann.

No início do ano foi realizado um concurso para acreditar as entidades que vão prestar os serviços a estas PME. No âmbito desse concurso foram recebidas 562 candidaturas e existem atualmente 381 entidades acreditadas para a prestação dos serviços.