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2018-02-06 às 19h55

Um milhão de euros para o Orçamento Participativo das Escolas

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no lançamento da segunda edição do Orçamento Participativo das Escolas, Lisboa, 6 fevereiro 2018
A segunda edição do Orçamento Participativo das Escolas tem disponível uma verba total de cerca de um milhão de euros para que os alunos proponham mudanças para melhorar as suas escolas e votar nas ideias que mais lhes agradam.

Em Lisboa, no lançamento da iniciativa na Escola Padre António Vieira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que na primeira edição houve quatro mil propostas que passaram do papel para a realidade e acrescentou que a ideia que teve mais adesão foi a instalação de rádios nas escolas.

O Orçamento Participativo das Escolas contempla a transferência de um euro por aluno, num valor mínimo de 500 euros por escola. «É uma iniciativa inédita em todo o mundo e permite aos alunos decidir como vão utilizar a verba», disse o Ministro.

Tiago Brandão Rodrigues destacou que este modelo promove uma maior ligação à escola e pretende ainda criar não só literacia financeira mas também literacia democrática, «ao familiarizar os alunos com todos os processos de eleição, votação e processos de campanha».


O Orçamento Participativo das Escolas «veio para ficar, com a confirmação por parte dos professores e dos diretores das escolas de que este é um movimento que ajuda à participação dos alunos e que aumenta a interação da Escola com os seus estudantes».

O objetivo é incentivar a capacidade de tomar decisões, compreender o funcionamento das instituições democráticas e dos sistemas de votação, apelar ao espírito crítico de cidadania e participação, bem como proporcionar momentos de debate entre estudantes do 7.º ao 12.º ano.

O processo de apresentação de propostas vai decorrer durante o mês de fevereiro. As eleições coincidem com as comemorações do Dia do Estudante, que se assinala a 24 de março.

Como novidade deste ano, o material de campanha do #OPEecolas foi produzido por estudantes. O cartaz e o logótipo foram elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, e o vídeo de promoção da edição 2018 produzido pelos alunos do Curso Profissional de Técnico Multimédia da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, Sintra.