Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-15 às 17h35

Último dia de aulas em ambientes educativos inovadores

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração de duas salas de aula de ambientes educativos inovadores, Chamusca, 15 dezembro 2017
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou a aposta do Governo em políticas de educação como o projeto de flexibilização e a autonomia curricular para dar resposta à «estaticidade das salas de aula».

Na Chamusca, na inauguração de duas salas de aula de ambientes educativos inovadores, batizadas de pelo Agrupamento de LAIC - Laboratórios de Aprendizagens Inovadoras e Criativas, o Ministro destacou ainda que nos últimos dois anos foram abertas 170 novas salas no ensino pré-escolar e serão abertas mais 150 em 2018 «para dar resposta ao importante momento que é a educação pré-escolar na preparação das crianças para a escolaridade obrigatória».

O projeto LAIC foi elaborado em conjunto com o município e empresas do concelho da Chamusca para introduzir uma filosofia de aprendizagem nas «salas de futuro» e no qual «se pode usar o conceito de sala de aula, trabalhar a flexibilidade e estimular o trabalho de grupo».

«Quando falamos em criatividade e inovação não falamos unicamente de tecnologia e isso também foi demonstrado aqui», disse, acrescentando que «a tecnologia inovadora pode ajudar mas, mais do que isso, são práticas pedagógicas inovadoras, criativas, em salas com simples organização e promoção do trabalho de grupo».

Nesta visita, por ocasião do último dia do primeiro período letivo, Tiago Brandão Rodrigues reforçou o objetivo de não deixar nenhuma criança para trás e destacou o programa nacional de promoção do sucesso escolar, criado para combater o abandono escolar.

O Ministro disse ainda que nos últimos três Orçamentos do Estado houve um aumento de 660 milhões de euros na Educação para recuperar e inverter a austeridade que o setor «sofreu de forma central».

No último dia de aulas do primeiro período letivo, o Ministro da Educação desejou a todos os estudantes «boas férias e que regressem com energia renovada para o 2.º período».
Áreas:
Educação