Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-16 às 17h20

Tomou posse a nova Diretora Nacional do SEF

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, confere posse à Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Cristina Gatões, Lisboa 16 janeiro 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu à cerimónia da tomada de posse da nova Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Cristina Gatões.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Cristina Gatões é Inspetora Coordenadora Superior da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF. Foi Diretora Regional do Norte e Diretora Regional do Centro do SEF, Chefe do Departamento Regional de Emissão de Documentos da Direção Regional do Centro, responsável pelos Departamentos de Fiscalização e de Documentação da Direção Regional do Centro e Inspetora na Direção Regional do Centro e no Porto de Fronteira do Aeroporto de Lisboa.

Durante a cerimónia, Eduardo Cabrita destacou a importância do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras como um elemento essencial à segurança do País e à afirmação de Portugal, na Europa, como um dos países mais seguros do mundo. 

O Ministro afirmou ainda que o SEF está no «coração daquilo que é hoje a reflexão sobre o papel da futura Guarda Costeira Europeia» e recordou a «tradição histórica de Portugal ser, desde sempre, um país de partida de imigrantes para todo o mundo, mas ser hoje também, um país de destino». 

Eduardo Cabrita voltou a afirmar que Portugal precisa de novos residentes, mas que é necessário ter em conta as condições em que são recebidos no nosso País, de forma legal e segura,realçando o papel crucial que o  Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem tido na «repressão clara de fenómenos de aproveitamento de situações de fragilidade extrema, por razões de natureza criminosa». 

O Ministro recordou que os cargos de Secretário-Geral das Nações Unidas e de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações são atualmente exercidos por dois portugueses, e que o SEF tem de ser, no plano interno, o espelho desta imagem internacional que Portugal quer consolidar no mundo.  

O Ministro da Administração Interna estabeleceu, por isso, como algumas das metas prioritárias o combate à migração ilegal e  ao tráfico de pessoas: «É desse lado do debate europeu que nós nos posicionamos. Vamos precisar de mais migrantes, com condições, e, por isso, queremos promover a migração regular, segura, ordenada, e o SEF está no coração da preparação desse desafio. O SEF tem também um papel fundamental no tratamento do tema dos refugiados, matéria que, como sabem, divide o debate político europeu, mas sobre o qual Portugal não tem dúvidas quanto ao seu posicionamento».

Sobre o Brexit, Eduardo Cabrita afirmou que representa um enorme desafio para Portugal e, por inerência, para o SEF: «Tudo faremos para que os britânicos que vivem em Portugal o continuem a fazer, assim o queiram». 

Na sua intervenção, a Diretora Nacional reconheceu «os crescentes desafios nas áreas de atuação do SEF têm representado um acréscimo de responsabilidades e um repto à capacidade do SEF em dar resposta a todas as solicitações»."

«A resposta aos desafios que enfrentamos só será possível com a continuidade de um trabalho já iniciado», disse Cristina Gatões, acrescentando que «a motivação dos funcionários com a otimização do clima organizacional, o incremento de meios e equipamentos tecnológicos, o aperfeiçoamento dos instrumentos de comunicação e participação interna, o reconhecimento do mérito e a partilha das boas práticas, são claramente princípios norteadores da nossa atuação».