Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-01 às 23h42

«Todos os governos têm sabido respeitar os princípios fundamentais que Salgueiro Maia encarnava»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, nas comemorações do 75.º aniversário do nascimento do Capitão Salgueiro Maia, Castelo de Vide, 1 julho 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou nas comemorações que assinalam os 75 anos do nascimento do Capitão Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, a sua terra natal.

Durante a sua intervenção, João Gomes Cravinho disse que «felizmente, desde o 25 de Abril, todos os Governos têm sabido respeitar os princípios fundamentais que Salgueiro Maia encarnava». O Ministro referiu que «Salgueiro Maia era uma pessoa que não tinha nenhuma vocação partidária» e que «é muito importante respeitarmos esse princípio». 

Na cerimónia esteve também presente a viúva de Salgueiro Maia, Natércia Salgueiro Maia, e foi inaugurado um monumento com um modelo da chaimite V-200, intitulada «ícone de Abril», e semelhante à que transportou o capitão Salgueiro Maia, no dia 25 de Abril de 1974. 

Sobre a sua participação na cerimónia, o Ministro afirmou que se sente honrado por «dar testemunho público do dever de preservação da nossa memória coletiva, em especial daqueles que tudo arriscaram pelo País, como é o dos ex-combatentes e dos militares de Abril».

Para o Ministro «Portugal é hoje infinitamente melhor devido à ação corajosa de Salgueiro Maia» e as instituições estão comprometidas com «os princípios basilares» que constituem a «herança real» do capitão de Abril homenageado. João Gomes Cravinho referiu também que são estes os valores que Portugal promove na Europa e nas suas relações externas.

São os valores de «um País mais justo e mais capaz de responder aos desafios do nosso tempo», disse ainda. 

Numa declaração à comunicação social, o Ministro da Defesa Nacional afirmou que a defesa destes valores são um «trabalho permanente» e que o fundamental é que «nunca nos esqueçamos dos valores dos princípios fundamentais de liberdade, de democracia, de respeito, de convívio, de sabermos que somos uma comunidade».

João Gomes Cravinho destacou também o contributo das Forças Armadas para que «no mundo do ciberespaço ou no mundo real, as nossas instituições, os nossos cidadãos continuem a usufruir da democracia e da liberdade de Abril». 

«São as Forças Armadas que, longe de casa, combatem outras formas de violência e de agressão que felizmente não conhecemos aqui», afirmou o Ministro, acrescentando que na sua ação de «lealdade, de abnegação e de profissionalismo vive a herança de Abril, a memória dos gestos nobres e corajosos dos Capitães como Salgueiro Maia». 

Sobre o monumento, agora inaugurado, João Gomes Cravinho disse que se trata de «um símbolo do Exército que convoca fortes imagens históricas e que nos faz também recordar o importante papel de proximidade que as nossas Forças Armadas cumprem, nos espaços mais distantes do nosso território» e que perdura em Castelo de Vide, onde a presença militar e o seu apelo são «particularmente fortes».