Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-04 às 12h35

Terceira Cimeira Luso-Moçambicana em Maputo

Primeiro-Ministro António Costa recebe o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, Lisboa, 9 março 2016 (Foto: Paulo Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa e o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, reúnem-se na III Cimeira Luso-Moçambicana, na capital moçambicana, no dia 5 de junho, seguindo-se uma visita oficial de um dia do Primeiro-Ministro ao país irmão, no dia 6.

A cimeira entre o Primeiro-Ministro e o Presidente de Moçambique e as respetivas delegações, sob o lema «Moçambique e Portugal: construindo uma Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável», vai aprofundar as relações históricas entre os dois países e também fomentar as trocas económicas e o investimento com benefícios mútuos.

A delegação portuguesa inclui os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do Mar, Ana Paula Vitorino, e os Secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

A cimeira tem como momento mais importante a reunião do Primeiro-Ministro e do Presidente da República moçambicano, que passarão em revista os assuntos relevantes da cooperação bilateral e as suas perspectivas futuras.

António Costa e Filipe Nyusi trocarão ainda informações sobre a actual situação política, económica e social dos dois países, e pontos de vista sobre as respectivas regiões nomeadamente a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e a União Europeia, e a situação internacional, especialmente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e as Nações Unidas.

Segue-se a reunião plenária presidida por ambos que terminará com a assinatura de acordos e uma declaração conjunta do Primeiro-Ministro e do Presidente da República de Moçambique.

Recorde-se que a anterior cimeira se realizou em novembro de 2014, em Maputo, tendo-se entretanto realizado deslocações oficiais do Presidente Filipe Nyusi a Portugal e do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique, ambas em 2016.

Portugal e Moçambique estão a desenvolver um vasto Programa Estratégico de Cooperação para 2017-2021, que foi assinado no ano passado.

Visita oficial

O Primeiro-Ministro António Costa chega a Maputo na manhã do dia 5 de julho, iniciando a visita com a deposição de coroas de flores na Praça dos Heróis, onde serão ouvidos os hinos nacionais dos dois países, e no talhão dos soldados portugueses da I Guerra Mundial no cemitério de Lhanguene.

Após a cimeira, o Primeiro-Ministro visita o Porto de Maputo, onde empresas portuguesas estão a fazer obras de requalificação, e a uma empresa pesqueira, seguindo-se um encontro com empresários portugueses e um banquete oferecido pelo Presidente da República de Moçambique em honra do Primeiro-Ministro.

No dia 6, António Costa visita o Museu de História Natural, sendo depois recebido na Assembleia da República moçambicana, reunindo-se com a sua Presidente, Verónica Macamo, fazendo um passeio a pé pelo centro da cidade, e discursando no encerramento do seminário empresarial.

À tarde, António Costa visita o Instituto Superior de Estudos de Defesa, reúne-se com a comunidade portuguesa na Escola Portuguesa de Maputo, e oferece um jantar em honra do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.