Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-07 às 19h09

Tema da violência doméstica «tem absoluta prioridade» para a Administração Interna

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos da União Europeia, Bruxelas, 7 março 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o tema da violência doméstica «é uma matéria que tem absoluta prioridade» para a área que tutela.

Em Bruxelas, depois de participar no Conselho de Justiça e Assuntos Internos da União Europeia, o Ministro realçou a importância do papel das forças de segurança no «crescimento significativo das situações que são denunciadas».

No primeiro ano que se assinalou o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica a 7 de março, Eduardo Cabrita reforçou que PSP e GNR estão a mobilizar todos os esforços no combate às situações de violência doméstica e referiu que mais de 60% das esquadras em Portugal já têm uma sala de atendimento à vítima.

O Governo apostou na formação de mulheres e homens das forças de segurança «para estarem mais bem preparados para receber, enquadrar, tratar e acompanhar este tipo de situações» e destacou o objetivo de expandir as salas de atendimento às vítimas em todas as esquadras do território.

«O que é fundamental é que este tema tenha a atualidade e a centralidade que hoje tem na sociedade portuguesa e que possamos ir mais alem na coordenação entre todas as instituições», acrescentou.