Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-26 às 19h59

«Tejo não suporta a carga orgânica que está a receber»

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o «Tejo não suporta a carga orgânica que está a receber», como consequência do clima dos últimos anos.

«O Tejo mudou. Tem menos água, menos capacidade de dissolver a matéria orgânica e não suporta a carga orgânica que hoje está a receber», disse o Ministro numa conferência de imprensa, em Abrantes, depois de uma reunião com várias entidades para discutir o estado do rio.

Matos Fernandes disse que vai ser feita uma limpeza dos fundos das albufeiras a partir de 1 de fevereiro, com o objetivo de remover sedimentos, e que seis camiões foram mobilizados para remover a espuma nas margens do Tejo, junto ao açude de Abrantes, já a partir de 27 de janeiro.


«Não se resolve o problema da poluição, mas reduziremos em parte o seu impacto visual e impediremos que a mesma poluição proceda para jusante», acrescentou.

Entre as medidas para diminuir a matéria orgânica presente no rio e nas albufeiras, foi também determinada uma redução de 50% do volume de efluente rejeitado pela empresa Celtejo e o início de um levantamento topo-hidrográfico para determinar a quantidade de sedimentos que é necessário retirar do fundo das albufeiras de Fratel e Belver.

O Ministro referiu ainda que a EDP «comprometeu-se a reduzir a sua atividade de turbinamento ao caudal mínimo, conservando a água nas albufeiras enquanto se procede à limpeza de fundos», que deverá demorar cerca de um mês.