Saltar para conteúdo

Notícias

2019-04-29 às 17h18

Taxa de desemprego «é a mais baixa dos últimos 17 anos»

Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita
O Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, destacou que a taxa de desemprego registada em fevereiro, de 6,5%, «é a mais baixa dos últimos 17 anos».
 
No dia em que o Instituto Nacional de Estatística divulgou uma redução de 0,1 pontos percentuais face a janeiro, o Secretário de Estado referiu que «acima de tudo houve uma diminuição de mais de um ponto percentual em termos homólogos».
 
Miguel Cabrita sublinhou que esta tendência é «mais uma manifestação da evolução positiva sustentada que o mercado de trabalho tem vindo a ter».
 
«É evidente quando caminhamos para taxas de desemprego muito baixas, a evolução não pode ser igual àquela que havia quando havia taxas de desemprego muito elevadas», acrescentou, desvalorizando decréscimos mais residuais em comparação com o passado.
 
O Secretário de Estado afirmou que «continua a haver perspetivas positivas de evolução do mercado de trabalho» e referiu os bons sinais registados pelo índice de clima económico e indicadores relativos à confiança dos consumidores.
 
Miguel Cabrita destacou também a redução homóloga de quatro pontos percentuais no desemprego jovem, para 16,9%, dizendo que «é um progresso muito grande em relação a dados anteriores», quando a taxa neste segmento estava perto de 20%.
 
Em fevereiro, a população desempregada foi estimada em 336,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,5% (5,2 mil) em relação a janeiro de 2019, 2,6% (9,0 mil) em comparação com novembro de 2018 e 14,1% (55,0 mil) relativamente a fevereiro de 2018, depois de uma revisão em alta de 2,8% (9,0 mil) da estimativa provisória.