Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-02 às 14h25

Sustentabilidade do SNS torna Portugal «mais coeso e mais justo»

Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência Sustentabilidade em Saúde 6.0, Lisboa, 2 abril 2019
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que «é graças a um Serviço Nacional de Saúde sustentável e a todo o investimento realizado» que Portugal é hoje um país «mais coeso, mais equitativo, mais justo social e economicamente».

Durante uma intervenção na conferência Sustentabilidade em Saúde 6.0, em Lisboa, a Ministra sublinhou que o investimento no Serviço Nacional de Saúde «tem sido altamente recompensado» ao longo dos últimos 40 anos.

«Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, ao aumento da percentagem de pessoas que classificam a sua saúde como boa ou muito boa, à manutenção de Portugal entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente», disse.

Marta Temido realçou a importância de se realizar um investimento inteligente para «continuar a assegurar a resposta efetiva às necessidades assistenciais dos portugueses, mantendo a qualidade e sustentabilidade da prestação pública de cuidados de saúde».

A Ministra afirmou que o investimento realizado tem sido orientado de acordo com duas preocupações principais: «o investimento nas pessoas, através de políticas públicas preventivas e promotoras de saúde, e o investimento no SNS, nos seus recursos humanos, nas suas infraestruturas e equipamentos, e na sua capacidade de diagnóstico e terapêutica».