Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-05 às 19h44

Startups portuguesas atraem investidores

150 empresas portuguesas selecionadas no road2websummit, Lisboa, 4 outubro 2017

No dia em que também foram conhecidas as 150 Best Portuguese Tech (http://startupportugal.com/r2ws17/) que vão participar na edição deste ano da Web Summit que decorre em Lisboa entre 6 e 9 de novembro, entrou em vigor a nova fase do Programa Semente, que cria um regime fiscal mais favorável para as startup.

Os benefícios fiscais atribuídos na fase de arranque das empresas podem ir até 40% da coleta anual de IRS e até 75% do montante investido, nos três anos sucessivos ao investimento.

São elegíveis para receber estes apoios empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento, criadas há menos de cinco anos, que obtenham certificação como PME emitida pelo IAPMEI e que sejam certificadas pela Rede Nacional de Incubadoras como Startup Semente.

Nova geração de investidores

Com este Programa, pretende-se favorecer o aparecimento de uma nova geração de investidores em startups, com montantes de investimento adequados à fase de arranque das empresas.

Estes investidores podem ajudar a evitar o recurso ao endividamento das empresas na fase inicial da sua vida.

A associação Startup Portugal foi criada em 2016 para apoiar a implementação de um conjunto de medidas apresentadas pelo Governo como a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.

Estão já no terreno algumas iniciativas, como o Startup Voucher, o Vale de Incubação, o Startup Momentum, a Rede Nacional de Incubadoras, o Programa Semente, os fundos de coinvestimento com business angels e capitais de risco, assim como vários programas de apoio à internacionalização de startups, para o Road 2 Web Summit ou as missões ao estrangeiro a eventos de empreendedorismo e a mercados de elevada procura por parte das startups nacionais, como o Reino Unido e os EUA.

Novas medidas

Entre as novas medidas desenhadas para apoiar empreendedores, incubadoras ou investidores portugueses, destaca-se também a abertura de candidaturas à segunda fase do Vale de Incubação.

Este apoio pode ir até 5 mil euros e destina-se a empresas em fase de arranque, para poderem fazer face a despesas de incubação e à contratação de serviços como apoio contabilístico e fiscal, de marketing ou de formação em gestão.

O vale pode ser gasto durante um ano numa das 135 incubadoras certificadas da Rede Nacional de Incubadoras (RNI).

Na primeira fase do Vale de Incubação candidataram-se 115 empresas, estando atualmente 93 startups a receber este apoio.

Para esta segunda fase, podem candidatar-se empreendedores nacionais ou estrangeiros, desde que tenham uma empresa criada há menos de cinco anos em Portugal.

As candidaturas decorrem até ao final de Outubro de 2017 e basta contactar uma incubadora da RNI para aceder ao processo.