Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-24 às 20h00

Setor da aeronáutica gera «valor acrescentado» na economia portuguesa

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, no Portugal Air Summit, Ponto de Sor, 24 maio 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, afirmou que o setor da aeronáutica gera «valor acrescentado» na economia portuguesa, «mantendo e até reforçando o emprego qualificado».
 
Em Ponte de Sor, na sessão de encerramento do primeiro dia da cimeira Portugal Air Summit, o Ministro destacou que considera esta indústria «um instrumento relevante e cada vez mais relevante para garantir autonomia das Forças Armadas».
 
«É sabido como o Governo acredita na necessidade estratégica de uma indústria da defesa nacional, ou com forte componente nacional, dando prioridade ao duplo uso de que o setor aeronáutico é um motor privilegiado», acrescentou.
 
O Ministro disse também que as Forças Armadas, sobretudo a Força Aérea Portuguesa, «estão cada vez mais envolvidas, e de forma mais eficiente, em missões de interesse público» e realçou a colaboração nos exercícios da Autoridade Nacional de Proteção Civil para detetar fogos florestais.
 
Azeredo Lopes sublinhou a «importância capital» do desenvolvimento de programas que capacitem as Forças Armadas, juntando a comunidade académica, a indústria e a Defesa potenciando «um duplo uso, militar e comercial».
 
A Portugal Air Summit permite «acompanhar a evolução do setor, fomentar a sua divulgação nacional e internacional e estabelecer Portugal como um grande agente no panorama internacional desta indústria», que tem na inovação e na atualização «uma espécie de segunda pele».