Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-04 às 20h45

Semana da Leitura sob o lema «Liberta o leitor que há em ti!»

O Plano Nacional de Leitura 2027 vai celebrar, entre 5 e 9 de março, a Semana da Leitura sob o lema «Liberta o leitor que há em ti!» com o objetivo de envolver de forma dinâmica «a sociedade civil no prazer da leitura como ato comunicativo, em constante diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências».

Durante a semana, decorrerão várias iniciativas de norte a sul do País, com o objetivo de se festejar a leitura como um espaço de encontro, criativo e colaborativo, «desafiando todos a ler». «Ler a qualquer hora, em qualquer lugar, através das mais diversas plataformas, desvendando as múltiplas oportunidades que a leitura, espaço de reflexão ou de divagação, possibilita», refere a área de governação da Educação.

A Semana da Leitura inicia-se esta segunda-feira, 5 de março, com uma viagem no Metropolitano de Lisboa, pelas 10h30, entre as estações do Senhor Roubado e Marquês de Pombal, com uma leitura encenada pelos atores do Teatro Umbigo, que contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa. Seguirá, depois, para a Escola Secundária Carvalho Figueiredo, Loures, onde decorrerá, pelas 12h00, um diálogo com a banda desenhada, pela mão da autora Joana Mosi.

Na terça-feira, 6 de março, convoca-se a Astronomia, com o apoio do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, para uma conversa com um investigador que, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, em Matosinhos, revelará a importância da leitura na ciência. Dia 8, esta experiência repetir-se-á no Observatório Astronómico de Lisboa.

A 7 de março, o Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, celebra a leitura e os seus 250 anos convidando os Urban Sketchers a desenhar o espaço envolvente e a dialogar com os visitantes sobre as histórias por detrás das imagens.

Para encerrar a Semana, destaque para o Festival Literário de Nelas, uma grande festa da leitura no interior do país, onde estará presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Paralelamente, em centenas de escolas e municípios de todo o País, decorrem jornadas literárias e/ou atividades de promoção do livro e da leitura, indo ao encontro da missão desta Semana da Leitura 2018.

Áreas:
Educação