O novo Centro de Contacto da Segurança Social entra em funcionamento no dia 27 de novembro, sendo um dos pilares da estratégia de modernização e melhoria do atendimento ao cidadão.
Esta é uma das medidas mais emblemáticas do Plano Estratégico de Atendimento da Segurança Social, prevendo-se que a capacidade de atendimento das linhas telefónicas da Segurança Social mais do que duplique, para uma capacidade de 12 mil chamadas diárias.
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, inaugurou as novas instalações do Centro de Contacto, que regressa à cidade de Castelo Branco, depois do antigo Centro de Contacto ter sido desmantelado em 2012.
«A evolução quantitativa do atendimento desceu de 90% para 60%. São números chocantes do ponto de vista da responsabilidade de um serviço público», afirmou Vieira da Silva.
O Ministro destacou a tripla dimensão do projeto do novo Centro de Contacto: importância para a melhora do atendimento da Segurança Social aos cidadãos, a importância de localizar este equipamento num território de baixa densidade, e a qualidade do empego criado.
Para além da aposta na melhoria do atendimento e relacionamento com o cidadão, é expectável que a instalação deste equipamento permita, ao longo do tempo, a criação de mais de uma centena e meia de postos de trabalho, 90% deles com vínculo permanente.
«Quisemos dar um sinal de que é possível fazer diferente. Dar a garantia d que aqui vão ser criados postos de trabalho que valorizam as pessoas», disse o Ministro.
O Presidente do Instituto de Segurança Social referiu que a reativação do Centro de Contacto em Castelo Branco «repõe uma âncora de emprego numa região que bem precisa» e «ajuda à revitalização do centro da cidade».
Rui Fiolhais lembrou que este é um equipamento que vem melhorar a relação dos serviços com os cidadãos e com as empresas e que isso é em si um reforço da confiança das pessoas na Segurança Social.
A inauguração do Centro de Contacto da Segurança Social insere-se nas iniciativas que assinalam o segundo ano do XXI Governo Constitucional.