Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-14 às 15h59

Segurança Social está a recrutar 200 novos funcionários

O Instituto de Segurança Social lançou um concurso para recrutar 200 novos trabalhadores para integrar os quadros deste instituto. Trata-se de um concurso externo à Administração Pública para integrar 150 assistentes técnicos e 50 técnicos superiores. As candidaturas decorrem entre 16 e 29 de agosto e devem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site da Segurança Social em www.seg-social.pt

O concurso agora lançado para reforçar o número de funcionários da Segurança Social, nomeadamente do Centro Nacional de Pensões, é uma das medidas do plano de intervenção na área das pensões que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem em curso e que pretende diminuir os tempos de análise e atribuição de novas pensões, reduzindo o volume de pendências e contribuindo para uma resposta mais célere aos beneficiários.

A reativação do Centro de Contacto da Segurança Social, em novembro de 2017, e o lançamento do novo Simulador de Pensões, em maio passado, são duas outras medidas que integram este plano. Estão em ainda em curso melhorias nos sistemas de informação e infraestruturas tecnológicas e alterações de procedimentos internos de forma a melhorar e agilizar os processos.

Para fazer face à redução do número de funcionários – o Instituto de Segurança Social perdeu 27% dos seus recursos humanos entre 2011 e 2015 – foi ainda aberto um concurso interno à Administração Pública que permitiu a criação de três novos polos desconcentrados do Centro Nacional de Pensões (um em Aveiro e dois em Braga) com 33 funcionários. Durante o mês de agosto, num plano de contingência, serão também afetos 44 recursos humanos à análise e tratamento de processos, através de uma aquisição de serviços. A conclusão do processo do PREVPAP (Programa de Regularização dos Vínculos Precários na Administração Pública), permitirá igualmente o recrutamento de 65 recursos humanos para o Centro Nacional de Pensões.

Com estas medidas estima-se um reforço de cerca de 50% dos recursos humanos afetos ao Centro Nacional de Pensões.