Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-27 às 13h54

Sê-lo Verde apoia mais candidaturas e medidas favoráveis ao ambiente

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, participará na assinatura de mais contratos no âmbito do programa Sê-lo Verde, do Fundo Ambiental, no dia 28 de junho, às 17 horas, no Porto. 

Nesta terceira edição, o Programa vai apoiar 40 candidaturas e 88 medidas das áreas da Energia, Recursos, Emissões e Educação. Em 2018, foram financiadas 31 candidaturas e 71 medidas. A principal novidade de 2019 é o apoio financeiro a provas de atletismo, com destaque para a Meia Maratona do Porto, o Leiria Run e o Ultra Trilhos Rocha da Pena, no Algarve.

Os grandes festivais de música continuam a adotar boas práticas ambientais e a receber apoio do Fundo Ambiental. Nesta sequência, em 2019 destacam-se o festival NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, NOS Primavera Sound, EDP Vilar de Mouros, NeoPop, Gerês Rock Fest, Vagos Metal Fest e MEO Marés Vivas.

Objetivo e medidas do Programa 

O Programa Sê-Lo Verde tem como objetivo incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico em eventos de grande dimensão, através do financiamento de medidas que tenham como metas:

- Incentivar a adoção de critérios ambientais que ajudem a reduzir impactos negativos e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos;
- Incentivar a adoção de abordagens inovadoras, de que são exemplo as novas tecnologias, a integração de energias renováveis, o fomento à economia colaborativa ou circular e a conceção ecológica;
- Contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos, isto é, promotores, marcas, municípios, espectadores e comércio local.