Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-22 às 20h54

Risco de poluição no Tejo «é muitíssimo menor do que há um ano»

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o risco de poluição no rio Tejo «é muitíssimo menor do que há um ano».
 
Na Assembleia da República, na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, o Ministro referiu que os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo resultaram em 2500 toneladas de matéria orgânica que foram aproveitados para fertilização dos solos.
 
«A retirada da carga orgânica contribuiu muito positivamente para que a qualidade da água não se degradasse», disse, acrescentando também que além das medidas adotadas no âmbito do Plano de Ação Tejo Limpo, será criada uma plataforma única de gestão do rio Tejo.
 
O Ministro afirmou ainda que as licenças para a descarga de efluentes no Tejo foram todas revistas com base em critérios mais exigentes.
 
A importância de ter um registo da qualidade da água ao longo do rio foi reiterada por Matos Fernandes e, para isso, muito contribui a aquisição de dois analisadores automáticos que transmitem online informação da qualidade de água.