Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-17 às 15h21

«Revitalizar o interior e concretizar a reforma da floresta»

Primeiro-Ministro António Costa com o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande no aniversário do incêndio florestal de 2017, 17 junho 2018
O Primeiro-Ministro António Costa realçou que «revitalizar o interior e concretizar a reforma da floresta» são as duas prioridades estruturais que Portugal tem de assumir para garantir que o País deixe de se habituar a «aguardar pelas tragédias».
 
Em Pedrógão Grande, após a missa em memória das vítimas dos incêndios de 17 de junho de 2017, o Primeiro-Ministro destacou que o Governo lançou a reforma da floresta e criou a Unidade para a Missão de Valorização do Interior ainda em 2016.
 
António Costa disse que este é um desafio «para muitos anos», tendo em conta o território extenso e «muito abandonado» do interior, sem esquecer os desafios provocados pelas alterações climáticas.
 
«Ao mesmo tempo que fazemos este trabalho de longo prazo, não podemos deixar de dar resposta ao imediato, acorrer àqueles que carecem de resposta imediata e prepararmo-nos para o período que aí vem, de forma a termos as melhores condições possíveis para evitar tragédias como a de Pedrógão Grande», acrescentou.
 
O Primeiro-Ministro realçou que Portugal está hoje «mais bem preparado, com mais equipamento e com mais recursos» para combater os incêndios florestais e destacou o esforço de prevenção inédito que foi feito nos últimos meses.
 
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também estiveram presentes na Igreja Matriz de Pedrógão Grande.