Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-26 às 15h28

Requalificação do Centro de Saúde de Peniche com investimento superior a 900 mil euros

Ministra da Saúde, Marta Temido, na inauguração das obras de requalificação do Centro de Saúde de Peniche, 26 junho 2019 (Foto: Carlos Barroso/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, esteve presente na inauguração das obras de requalificação do Centro de Saúde de Peniche, que representam um investimento superior a 900 mil euros.

No distrito de Leiria, a Ministra referiu que «a componente médica ficará assegurada», anunciando a colocação de três médicos para servir cerca de seis mil utentes que estavam sem médico de família.

As obras de requalificação têm o objetivo de adequar o espaço à instalação de duas unidades de saúde familiar previstas e às necessidades atuais, tornando-as mais eficientes a prestar melhores cuidados de saúde à população.

O investimento ultrapassou os 900 mil euros, que foram financiados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em 15% e por fundos comunitários em 85%.

O Centro de Saúde de Peniche serve mais de 30 mil utentes e conta com nove médicos de família, um de saúde pública, 18 enfermeiros, um assistente social, um higienista oral e sete assistentes técnicos.

Na mesma unidade, funcionam uma Unidade de Saúde Familiar, uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, uma Unidade de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e uma Unidade de Saúde Pública, além da Unidade de Intervenção Local nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

Mais tarde, na inauguração da Unidade de Saúde Familiar da Benedita, em Alcobaça, que representou um investimento de 1,9 milhões de euros por ser construída de raiz, Marta Temido referiu que a construção de um novo hospital para a região do Oeste «é uma necessidade identificada».

A Ministra acrescentou que é necessário avançar com a identificação do perfil e da carteira de serviços, valências e especialidades que a unidade deverá ter para ter uma estimativa de custos e encontrar formas de financiamento.