Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-22 às 21h38

Relações entre Portugal e China estão num momento «particularmente auspicioso»

Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e da República Popular da China, Wang Yi, Pequim, 22 outubro 2018
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou o momento «particularmente auspicioso» nas relações entre Portugal e a China, numa deslocação a Pequim que serviu para preparar a visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal, nos dias 4 e 5 de dezembro. 

Na reunião com o seu homólogo chinês, Wang Yi, o Ministro português referiu que a visita servirá para «assinalar da excelência das relações políticas e diplomáticas entre os nossos países, assim como do desenvolvimento da relação económica» bilateral, acrescentando que esta «é uma visita à qual damos muitíssima importância».

Augusto Santos Silva agradeceu o apoio da China às candidaturas de António Guterres, para Secretário-Geral das Nações Unidas, e de António Vitorino, para Diretor-Geral da Organização Internacional das Migrações ao Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês.

Durante um encontro com Yang Jiechi, diretor das Relações Internacionais do Partido Comunista chinês e membro da Comissão Política do seu Comité Central, que decorreu em Zhongnanhai, Augusto Santos Silva afirmou que a visita do Presidente Xi «será coroada de todo o êxito».

Recorde-se que a última visita do Presidente da República Popular da China a  Portugal foi em 2010, sendo a função exercida na época por Hu Jintao.

Abertura do mercado de carne de porco 

Em declarações à agência Lusa, Augusto Santos Silva afirmou que as negociações para a exportação de carne de porco portuguesa para a China estão na fase final. 

«Já foi realizada uma missão técnica chinesa, para verificar, em Portugal, a conformidade dos matadouros portugueses envolvidos nesta operação, com as normas sanitárias» chinesas, afirmou o Ministro, acrescentando que, do lado de Portugal, já foram enviados os «documentos necessários para que as autorizações possam ser concluídas».

A China é o maior consumidor do mundo de carne de porco, que representa cerca  60% do total do consumo de proteína animal do país.

Augusto Santos Silva disse que a «abertura do mercado chinês significará um incremento qualitativo do valor» das exportações agroalimentares, acrescentando que «abrirá certamente o caminho para outras exportações em áreas em que a agricultura portuguesa é muito competitiva, como a área das frutas».

Em 2017, as trocas comerciais entre os dois países foram de 5,60 mil milhões de dólares EUA, com as vendas da China a Portugal a representarem 3,48 mil milhões de dólares e as de Portugal à China, 2,12 mil milhões de dólares.

As exportações portuguesas têm vindo a crescer, tendo tido uma subida de 34,69% face ao ano de 2016.