Portugal recebeu, entre os dias 7 e 11 de fevereiro, a visita de uma delegação da Secretaria dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, chefiada pelo Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, no âmbito da qual foram assinados protocolos de geminação entre cinco escolas portuguesas - de Almada, Marinha Grande, Loulé, Coimbra e Braga - e de Macau.
Estas dez escolas, que têm em comum o ensino do português e do mandarim, vão passar a realizar projetos conjuntos, intercâmbios e partilha de experiências entre alunos e docentes.
Depois de uma reunião entre o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, os Protocolos de Geminação e Intercâmbio Escolar entre Escolas de Portugal e de Macau foram assinados na Delegação Económica e Comercial de Macau.
A cerimónia contou com as presenças da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, e de Alexis Tam.
A visita realizou-se por ocasião das comemorações do Ano Novo Chinês e em agenda esteve também uma visita da delegação à Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, que integra o projeto-piloto relativo à oferta do mandarim em escolas secundárias portuguesas.
Neste estabelecimento de ensino de Vila Franca de Xira houve vários momentos de atuação (música, poesia e artes marciais) de escolas ou de alunos de Macau, bem como a atuação da turma de mandarim da escola anfitriã.
O projeto-piloto de oferta de mandarim - como Língua Estrangeira III no currículo dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário público português - conta neste momento com a adesão de dez escolas.