Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-15 às 17h11

Redução da emigração mostra que há mais oportunidades em Portugal

«O facto de menos portugueses emigrarem significa que encontram aqui mais oportunidades de emprego e remuneração, o que aliás bate certo com o facto de estar a reduzir-se muito a taxa de desemprego em Portugal e estar a aumentar a criação de investimento e postos de trabalho», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Referindo-se às estimativas da população 2017, do Instituto Nacional de Estatística, o Ministro acrescentou que «o facto de haver mais imigrantes significa também que o desenvolvimento económico do País está a criar oportunidades para mão-de-obra estrangeira». 

Estes dois factos «significam que a economia está a crescer»: «Com mais portugueses que deixam de ter de emigrar e com mais atração de trabalhadores estrangeiros para trabalharem em Portugal, isto significa que as nossas condições para criar riqueza melhoram», disse, numa declaração à agência Lusa.

Segundo os dados do INE, em 2017 o ritmo de redução da população portuguesa reduziu-se devido a um saldo migratório positivo, o primeiro desde 2010. 

Santos Silva referiu que «baixou em cerca de 6 500 o número de emigrantes permanentes - os portugueses que saíram de Portugal por mais de um ano - e também se reduziu em cerca de 9 600 o número de emigrantes temporários», tendo também aumentado o número de imigrantes.