Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-23 às 19h58

Receita do Fundo Ambiental cresceu 160% até julho

Até 20 de julho de 2018, a receita do Fundo Ambiental cresceu 160% quando comparada com o período homólogo, passando de 60 para 157 milhões de euros. No mesmo período, a despesa executada aumentou 98%, passando de 39 para 77 milhões de euros.

Os leilões realizados no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) foram, do lado da receita, os principais responsáveis pelo aumento registado este ano. Enquanto em 2017 o preço médio da tonelada de dióxido de carbono se fixou em 5,76 euros, este ano, até 20 de julho, atingiu um valor médio de 11,98 euros.

Do lado da despesa, a compensação do défice tarifário do setor elétrico e a proteção dos recursos hídricos foram os setores mais apoiados.

O Fundo Ambiental, criado em 2016 a partir de quatro outros fundos geridos pelo Ministério do Ambiente, tem por finalidade apoiar políticas para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e da biodiversidade.