Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-19 às 16h06

Reativação do radar meteorológico de Santa Bárbara na ilha Terceira

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, Açores, onde irá ser reativada a estação de radar meteorológico.

A cerimónia, que contará igualmente com a presença do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Vasco Alves Cordeiro, terá lugar no Palácio dos Capitães-Gerais, com a assinatura de dois protocolos. 

O primeiro protocolo é celebrado entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Comando da Força Aérea americana, para transferência de propriedade das infraestruturas existentes no local, e o segundo entre o IPMA e o Governo Regional dos Açores para a cedência do terreno onde está instalada a torre do radar.

Com estes protocolos pretende-se reforçar a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens, matérias que têm constituído uma das prioridades da área governativa do Mar.

Após a celebração destes protocolos o IPMA dará início ao processo de edificação da Estação de Radar Meteorológico, através de concurso público internacional com a publicação no Jornal Oficial da União Europeia, para a aquisição do restante equipamento, assegurando deste modo a sua total funcionalidade. 

O financiamento será assegurado por saldos do IPMA e irá decorrer em 2018. Ainda em 2017 serão necessárias intervenções pontuais para salvaguarda dos equipamentos existentes.

Áreas:
Mar