Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-20 às 15h14

Qualificação das pessoas «tem sido a chave da atração de investimento direto estrangeiro»

Primeiro-Ministro António Costa conversa com operária durante a inauguração da expansão da fábrica de componentes automóveis Eurostyle Systems, Viana do Castelo, 20 julho 2018 (foto: Arménio Belo /Lusa)
«A qualidade dos recursos humanos e o investimento na qualificação desses recursos tem sido a chave da atração de investimento direto estrangeiro», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa na inauguração da segunda fase da fábrica de componentes automóveis Eurostyle Systems, em Viana do Castelo.

O Primeiro-Ministro acrescentou que «é muito importante o trabalho que tem vindo a ser feito nesta região e, em particular, nesta Comunidade Intermunicipal do Alto Minho para a formação e qualificação de recursos humanos. Nós sabemos bem que, nesta região, já temos, neste momento, dificuldades em encontrar mão-de-obra para a oferta de emprego que vai surgindo».

Outras das condições para atrair investimento, é «ter um território preparado para acolher e valorizar esse investimento», e «a Câmara de Viana do Castelo tem sido absolutamente exemplar no trabalho que tem vindo a desenvolver com criação de um conjunto muito significativo de zonas industriais», disse ainda António Costa.

Recorde-se que o investimento direito estrangeiro tem crescido significativamente desde 2015, representando em média 6 mil milhões de euros anuais nos últimos três anos, segundo dados da AICEP. 

350 empregos

A ampliação da fábrica da multinacional francesa Eurostyle Systems representou um investimento de 27 milhões de euros que criará 350 postos de trabalho, garantindo a duplicação da capacidade de produção.

A fábrica da multinacional francesa produz essencialmente peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel. Criado em 1986, o grupo tem unidades em vários países, nomeadamente França, Eslováquia, Rússia, Marrocos e Portugal, e emprega cerca de 1 500 pessoas, trabalhando para as principais marcas automóveis.

Em Portugal, tem fábricas em Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Estarreja e prepara-se para construir uma quarta fábrica.