Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-06 às 9h01

Publicados diplomas sobre valorização territorial e florestal

Foram hoje publicados, em Diário da República, dois diplomas que procedem a uma valorização do Território e da Floresta.

- Resolução do Conselho de Ministros que define uma nova orientação estratégica para o ordenamento florestal 

Através deste diploma concretiza-se uma nova orientação estratégica para o ordenamento florestal, que assenta na redefinição do âmbito territorial dos Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF). 

Esta mudança de estratégia passa pela criação de uma 2.ª a geração de PROF, através do alargamento do âmbito geográfico dos Programas em relação à atual estrutura de planeamento, e que se traduzirá numa passagem de 21 para 7 Programas, a aprovar por Portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da agricultura e ambiente.

- Resolução do Conselho de Ministros que aprova o Programa de Valorização do Interior 

Com esta resolução procede-se à alteração do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT). 

Considerando que o PNCT se apresenta como um Programa dinâmico e em contínua monitorização e relançamento, que se deve ajustar e responder aos novos desafios e realidades socioeconómicos, distintos do contexto em que o mesmo foi elaborado, propõe-se um conjunto de medidas adicionais a integrar o programa, que passa de ora em diante a designar-se Programa de Valorização do Interior (PVI). 

As novas medidas pretendem responder aos ajustamentos decorrentes da avaliação da execução do PVI e aos novos desafios e contextos socioeconómicos.

Com a publicação destes diplomas, o XXI Governo Constitucional reforça o seu compromisso na valorização do território e da floresta, assegurando um futuro ambiental sustentável.