Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-09 às 16h03

Publicada em Diário da República autorização para alienação de cinco aeronaves F-16 à Roménia

Aeronave F-16
Foi publicada, em Diário da República, a Resolução de Conselho de Ministros que autoriza a alienação de cinco aeronaves F-16 à Roménia. 

À semelhança do anterior contrato com a Roménia, antes da sua entrega, os caças F-16 serão transformados para a versão romena e submetidos a um rigoroso programa de modernização, inspeções e ações de manutenção conduzidas pela Força Aérea, enquanto militares civis e romenos receberão formação até 2023.
 
Esta alienação beneficiará da experiência e dos excelentes resultados da primeira, sendo um sinal de reconhecimento da capacidade técnica instalada em Portugal, nomeadamente na Força Aérea e na indústria nacional. 

A alienação de caças modernizados e a formação de técnicos contribuirá tanto para a dinamização do cluster aeronáutico como para a sustentação dos caças F-16 da Força Aérea. 

Os F-16 continuarão a assegurar a capacidade operacional da Força Aérea até serem substituídos por uma aeronave de 5ª geração, o que deverá ser iniciado na próxima década. 

O contrato de alienação de doze aeronaves F-16MLU, celebrado entre os governos de Portugal e da Roménia em setembro de 2013, e com as adendas subsequentes, foi escrupulosamente cumprido e concluído dentro do prazo, com a entrega das três últimas aeronaves em 2017. 

Na execução do contrato foram formados cerca de 130 militares romenos na Base Aérea 5, em Monte Real, incluindo pilotos e técnicos de manutenção de várias áreas, e efetuadas mais de 1500 horas de voo.

Com a modificação e modernização destas aeronaves, a OGMA ganhou competências e alargou a outros países contratos nesta área da indústria aeronáutica.
Tags: Roménia
Áreas:
Defesa Nacional