Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-06 às 16h07

PSP tem «o maior reforço de profissionais de sempre»

O Ministro da Administração Interna destacou o papel da Polícia de Segurança Pública (PSP) no reconhecimento de Portugal «como um dos países mais seguros e pacíficos do mundo».

Durante a cerimónia de encerramento do terceiro curso de formação de 199 chefes da PSP, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, Eduardo Cabrita referiu que, em 2020, se juntarão mais 200 elementos desta categoria, representando «o maior reforço desta classe dentro da polícia, desde sempre». Recorde-se que o primeiro curso de formação de chefes da PSP concluiu-se em junho de 2010 e o segundo em março de 2015.

Para o Ministro «é muito importante o investimento em infraestruturas físicas, viaturas, armamento, equipamento de proteção individual ou em instrumentos tecnológicos» que se tem feito no âmbito da Lei de Programação com uma forte aposta no fator humano e que, conforme referiu, «é o elemento essencial».

Eduardo Cabrita referiu também que o reconhecimento internacional de Portugal como um País seguro - que ocupa atualmente o 3.º lugar no ranking dos países mais seguros - e que constitui um motivo de «orgulho para os portugueses».

«É algo que se deve muito ao trabalho dos que servem Portugal na PSP», disse ainda, acrescentando que está atualmente a decorrer a formação de 600 novos agentes, o que representa «um aumento de 50% relativamente ao ano passado».

Antes de terminar, o Ministro destacou a recente publicação do despacho que autoriza 1500 novas promoções, perfazendo, em quatro anos, um total de «cerca de 4000 promoções».