Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-14 às 13h20

Protocolo para valorização das reservas da biosfera visa proteger recursos naturais

«O que está aqui verdadeiramente em causa são 2,2 milhões de euros, que é um contributo importante para os vários agentes envolvidos», afirmou a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.

A Secretária de Estado referia-se ao protocolo no âmbito do programa Ambiente, que envolve as 11 reservas da biosfera portuguesas, a Secretaria Geral do Ambiente e da Transição Energética, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, cuja assinatura assistiu, em Castelo Branco.

«Estamos em crer que nos próximos anos vão surgir projetos no sentido de podermos trazer a estes territórios mais conhecimento, mais promoção de todos os valores e recursos endógenos que os distinguem, melhor qualidade de vida das pessoas que aqui vivem e trazer mais pessoas que os visitem», acrescentou Célia Ramos.

Promoção e valorização que reforce o conhecimento científico

A Secretária de Estado referiu ainda que, «conseguirmos ter as nossas 11 reservas da biosfera neste Programa vai permitir, em rede, fazer ações de promoção e valorização dessas mesmas reservas, visando reforçar o conhecimento científico, conservar a natureza a partir desse mesmo conhecimento e envolver as populações».

«Conhecimento e envolvimento das populações são os pilares que alicerçam as boas ações e medidas da conservação da natureza, bem como o desenvolvimento sustentável destes territórios», sublinhou Célia Ramos.

E concluiu: «Adotamos as reservas da biosfera como laboratórios vivos, mas também as áreas protegidas. Temos também uma chancela UNESCO que é como sabem, uma dimensão simbólica muito importante na promoção externa destes territórios».