Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-18 às 16h34

Promover relação entre União Africana e União Europeia é uma prioridade

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na abertura oficial da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, Luanda, 18 setembro 2019 (Foto: Ampe Rogério/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que a promoção da relação com a União Africana vai ser uma das prioridades durante a presidência de Portugal da União Europeia no primeiro semestre de 2021.
 
Em Luana, Angola, depois da abertura oficial da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, o Ministro destacou também que a cultura de paz é uma dimensão essencial e sublinhou o «o contributo de Angola para a paz, estabilidade e segurança em toda a região de África Central».
 
Santos Silva frisou ainda o acordo de livre comércio alcançado recentemente em África, que se inspira no mercado único europeu e que só é possível concretizar num ambiente de paz.
 
A agenda do Ministro dos Negócios Estrangeiros durante esta visita de dois dias inclui também uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, que visa abordar, entre outros temas, o novo regime de mobilidade e circulação no interior do espaço lusófono, e as relações económicas.
 
«A relação económica é muito forte, há muito investimento angolano em setores tão importantes em Portugal como a banca e há também investimento português em Angola, portanto é uma relação económica com muito futuro», disse Santos Silva.
 
Portugal foi um dos 16 países convidados para participar na Bienal de Luanda, uma iniciativa que decorre até ao dia 22 de setembro, tendo em destaque o tema da resolução de conflitos no continente africano.