Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-07 às 11h38

Programa Qualifica supera os 150 mil inscritos

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva
O Programa Qualifica, destinado à educação e formação de adultos, conta já com mais de 150 mil pessoas inscritas.

Segundo dados oficiais da área de governação do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Programa Qualifica conta hoje com uma rede de 300 Centros Qualifica existentes no País.

Registam-se ainda 115 mil encaminhamentos para ofertas formativas e processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, resultados estes que sinalizam um importante progresso em matéria de educação e formação de adultos.

Número de inscrições e de certificações dispara em três anos

O número de adultos inscritos nos Centros Qualifica aumentou mais de 40% face a 2016, sendo muito significativo o crescimento de beneficiários do Programa face ao período 2014-2015, quando a média de inscrições rondava as 50 mil.

O volume de encaminhamentos para ofertas formativas e processos de reconhecimento, validação e certificação de competências também aumentou, em cerca de 20%, em relação a 2016. Se o termo de comparação for o período 2014-2015, o aumento dispara para mais de 180%, relativamente à média anual de 34 mil encaminhamentos de então.

Apresentado em 2017, o Programa Qualifica visa abranger 600 mil pessoas até 2020, com uma meta de 145 mil inscrições por ano. 

O Programa deverá contribuir para elevar a taxa de participação de adultos em atividades de aprendizagem ao longo da vida e garantir que metade da população adulta conclua o ensino secundário nos próximos dois anos.

Integrado no Programa Nacional de Reformas, o Programa Qualifica é uma das prioridades do Governo.