Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-24 às 16h45

Programa Ocean Portugal potencia e promove parcerias com empresas dos Estados Unidos

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Vasco Rato, na assinatura do protocolo que inicia o Programa Ocean Portugal, Lisboa, 24 novembro 2017
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o programa Ocean Portugal, assinado com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, vai «potenciar e promover parcerias ao nível das empresas, pondo em contacto os potenciais investidores».

Em Lisboa, na assinatura do protocolo que inicia o Ocean Portugal, a Ministra referiu que este é «um programa abrangente que pretende também potenciar parcerias nas ciências e na área da formação do conhecimento».

O protocolo assinado valoriza ainda o desenvolvimento de iniciativas de promoção e criação de massa crítica para a inovação e empreendedorismo na economia do mar, para dinamizar a captação de investimento privado estrangeiro direcionado para o desenvolvimento da economia azul.

O Ocean Portugal também vai criar ferramentas de promoção e divulgação dos bens, serviços e produtos realizados pela economia do mar portuguesa, com o propósito de promover e desenvolver «uma perceção do potencial de crescimento de uma economia azul integrada e aberta à globalização».

Criação de oportunidades de negócio

O programa tem ainda o objetivo de encontrar «novas áreas de excelência e de criação de oportunidades de negócio» que levem «à geração de emprego qualificado, ao aumento das exportações e à reconversão de áreas em declínio em indústrias marítimas emergentes».

Ana Paula Vitorino realçou que o Governo pretende «ter empresas portuguesas a fazer parcerias com empresas norte-americanas que possam investir em Portugal, mas também potenciar a integração de empresas portuguesas na economia norte-americana».

A Ministra disse ainda que o centro para observação oceânica dos Açores pode vir a captar o interesse dos Estados Unidos para o Observatório do Atlântico, garantindo assim «parcerias de longa duração através da ciência e da investigação».