Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-09 às 21h58

Programa estratégico de cooperação Portugal-Angola está praticamente concluído

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, com o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, no final da reunião de trabalho entre ambos, Lisboa, 9 julho 2018 (foto: António Cotrim/Lusa)
«O programa estratégico de cooperação entre Portugal e Angola está a ser preparado e está praticamente concluída a sua negociação do ponto de vista técnico, e antevimos que poderá ser assinado na próxima visita do Primeiro-Ministro de Portugal a Angola», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Ministro fez esta declaração numa conferência de imprensa conjunta no final de uma reunião de trabalho com o seu homólogo angolano Manuel Augusto, que se encontra em Lisboa para uma visita de três dias, na qual foi recebido pelo Primeiro-Ministro António Costa e pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

A visita do Ministro das Relações Exteriores de Angola ocorre na sequência da superação do diplomático que existia entre os sistemas judiciais de ambos os países, que suspendeu as visitas de alto nível, mas não o relacionamento bilateral intenso, incluindo o apoio de Angola às candidaturas apresentadas por Portugal em organismos internacionais, como a de António Vitorino para Diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. 

Santos Silva disse também que o Primeiro-Ministro António Costa visitará Angola «ainda este verão», «antes do Chefe de Estado de Angola e do Chefe do Governo português partirem para a Assembleia-geral das Nações Unidas no próximo mês de setembro». 

A visita do Primeiro-Ministro terá uma componente económica importante, justificada pela intensificação das trocas comerciais em 2017, ocupando Angola o segundo lugar entre os parceiros comerciais de Portugal fora da União Europeia. 

O Ministro referiu também que Portugal e Angola decidiram «implementar uma comissão bilateral permanente, prevendo para 2019 a primeira reunião entre os dois países». 

«Excelente» relação 

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, sublinhou o «lugar próprio» que Portugal tem na relação com Angola, «tal como Angola tem na relação com Portugal». 

O Ministro angolano referiu a importância da vertente económica, no momento em que Angola iniciou uma nova «abertura de Angola ao resto do mundo», que «não é consequência de qualquer irritante com Portugal», pois «Angola sempre foi um país aberto, virado para o mundo». 

«Talvez estejamos a estejamos a assistir a um novo estilo de fazer política, um novo estilo de reforçar as relações», afirmou Manuel Augusto, acrescentando que o «Presidente João Lourenço estabeleceu prioridades, e uma das prioridades é a recuperação da credibilidade do país no mercado internacional - não temos intenção de escamotear as nossas dificuldades».

Entre estas prioridades está a África, e a «cooperação económica com bases de sustentação da nossa estratégia de relações internacionais», para além da «excelente» relação com Portugal, que pode ainda melhorar. 

Os dois Ministros discutiram também a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se realiza na próxima semana em Cabo Verde, tendo o Ministro angolano referido que deve ser dada particular a atenção à proposta de Portugal e de Cabo Verde sobre a mobilidade.

O Ministro Manuel Augusto referiu-se ainda às perspetivas de resolução do problema dos salários de trabalhadores portugueses em Angola que se encontram em atraso por «dificuldades resultantes da crise económica».