Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-23 às 18h29

Programa Dinamizar Fortalezas visa atrair turistas ao interior

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na apresentação do programa Dinamizar Fortalezas, Monção, 23 julho 2019 (DR)
O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, apresentou o programa Dinamizar Fortalezas, destinado a reabilitar 62 destas construções situadas ao longo da fronteira com Espanha.

«O Programa tem como objetivo a estruturação de produtos, no interior de Portugal, que possam ser promovidos junto dos turistas nacionais e estrangeiros, atraindo mais visitantes a territórios de baixa densidade», afirmou o Ministro, em declarações à agência Lusa, em Monção, numa cerimónia em que esteve também presente a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A escolha do local deveu-se ao Castelo de Monção ser uma das fortificações que o Governo quer promover, dado estes monumentos serem «âncoras de desenvolvimento regional, que podem criar emprego e gerar riqueza, afirmando-se como novos destinos turísticos», lembrou Pedro Siza Vieira.

«O Programa inclui a criação de condições de visitação e de conteúdos e promoção internacional, tirando partido da proximidade ao mercado espanhol», disse ainda o Ministro, acrescentando que as 62 construções englobadas pelo Dinamizar Fortalezas «foram identificadas no livro de Duarte d´Armas, no século XVI».

Estrutura do Dinamizar Fortalezas

«As fortalezas identificadas vão ser, não só requalificadas, mas também beneficiar de uma promoção conjunta, como produto turístico», afirmou Pedro Siza Vieira, lembrando que «os monumentos estão em estado de conservação e de visitação muito diferentes: há fortalezas em muito bom estado de conservação, que podem ser facilmente visitadas, e outras que precisam de requalificação».

«Numa primeira fase, o novo Programa incluiu o levantamento exaustivo de todas as fortalezas e a verificação das condições de visitação», disse o Ministro, acrescentando: «A segunda fase, agora iniciada, aposta na promoção, atraindo operadores turísticos e jornalistas, e a divulgação das fortalezas através de um sítio na Internet criado para o efeito». 

E referiu: «A terceira fase prevê o apoio financeiro aos municípios para intervenções de requalificação, quer ao nível da manutenção, quer da melhoria das condições de acesso».

Dinamizar Fortalezas abrangido pelo Valorizar

«O programa Valorizar passa a estar acessível a candidaturas para requalificação destas 62 fortalezas», disse ainda Pedro Siza Vieira.

Sublinhando o «grande sucesso» deste Programa, o Ministro referiu: «Com 133 milhões de euros de investimento, o Valorizar já apoiou 621 projetos, tendo permitido lançar novos produtos, que atraem cada vez mais pessoas».

«Para que o setor turístico possa continuar a crescer de forma sustentável, a aposta não pode continuar a assentar na promoção de destinos tradicionais», concluiu.